Assistente Técnico

As funções do assistente técnico em perícias são diversas entre elas e possível citar o assessoramento da parte na redação inicial do processo e uma vez indicado oficialmente a elaboração de quesitos, também é papel do profissional questionar os trabalhos realizados pelo perito nomeado, caso estes sejam contrários a parte contratante. 

Cabe a ao assistente técnico ainda,  redigir parecer e instruir o laudo fazendo crítica concordante ou negativa sobre as conclusões da avaliação. O profissional pode atuar auxiliando advogados em processos judiciais que exigem em razão da matéria conhecimento científico para o esclarecimento de elementos importantes.

O assistente técnico também pode atuar de maneira particular podendo ser este profissional contratado por pessoas físicas ou empresas que necessitem de assistência para esclarecer ou acompanhar até mesmo impugnar um laudo pericial.

As principais funções de um Assistente Técnico são prestar assessoramento técnico e científico ao advogado na montagem inicial do processo sugerir ao advogado quesitos que serão apresentados no processo, informar o advogado a cerca de necessidade de apresentação de requisitos suplementares pois ele e a pessoa mais indicada para detectar a sua utilidade e o momento certo de apresentação de quesitos suplementares, pois a apresentação dos mesmos pelo advogado possibilita que o processo venha ser favorável a parte contratante do assistente.

Para o desempenho de sua função é o perito e os assistente técnico pode valer se de todos os meios necessários ouvindo testemunhas obter informações solicitando documentos que esteja em poder da parte de 3ºs ou em repartições públicas bem como instruir o laudo com mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários.

Utilizamos estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nosso aviso de privacidade.

Solicite um Orçamento